Dicas

PRA VOCÊ

DICAS E TENDÊNCIAS

Lixamento e preparação da madeira

O objetivo do lixamento é eliminar os danos causados na madeira durante o seu processo de obtenção em diversos formatos, e com isso permitindo nivelar e alisar a superfície, proporcionando uma condição ideal para aderência de produtos como seladoras e vernizes.

  1. Qual a sequência granulométrica deve ser utilizada? Resposta: A granulometria da primeira lixa deve ser a mais adequada para o tipo de madeira, tipo de peça e equipamento que se utiliza para lixar. As granulometrias seguintes devem ser progressivas e nunca ultrapassar duas faixas granulométricas em relação à da lixa anterior. Exemplo de seqüência granulométrica: P100; P150; P220; P280; P360.
  2. Como devemos efetuar o lixamento da madeira? Resposta: Deve-se trabalhar sempre no sentido do veio da madeira para não provocar ranhuras na superfície. Existem várias maneiras de efetuar o lixamento da madeira, entre os principais temos manual, com lixadeira e cinta estreita e lixadeiras mecanizadas de cinta larga. Com qualquer um dos sistemas, devemos tomar cuidado ao lixarmos superfícies curvas para não haver a deformação da peça.
  3. Como deve ser feito o lixamento de Seladoras e Vernizes? Resposta: Após a aplicação dos seladores ou vernizes, é necessário realizar o lixamento para obter uma camada homogênea em toda a superfície da madeira. Este deve ser realizado somente quando estes produtos estiverem completamente secos. Para isso deve-se respeitar o tempo de secagem indicado pelo fabricante do produto. Caso contrário, o selador ou verniz pode impregnar na camada abrasiva da lixa, causando empastamento e consequentemente comprometendo o rendimento da mesma. Neste processo de lixamento sempre devem ser utilizadas lixas com granulometrias finas e progressivas, ou seja, com um aumento gradativo das granas. Por exemplo, se a madeira foi lixada com uma grana P220, após o selador ou verniz deve-se continuar o lixamento com uma P400 ou até P600. Esse procedimento é muito importante pois elimina os riscos causados pelas lixas de maior abrasividade, os quais ficam evidentes no processo posterior ao lixamento onde seladores ou vernizes são aplicados, prejudicando o aspecto do móvel.
  4. Como fazer a limpeza da superfície? Resposta: Necessário fazer uma boa limpeza com pano umedecido, utilizando solventes. Aguarde a secagem total para proceder com a aplicação do verniz ou fundo.